Metas para 2021: como cuidar melhor da sua saúde.


Para muitas pessoas, janeiro é um mês de reflexão e planejamento, quando normalmente nós definimos nossas metas e objetivos pessoais para o ano. Alguns dos objetivos mais recorrentes são adotar um estilo de uma vida mais saudável, perder os quilinhos extras, parar de fumar ou começar a praticar atividades físicas.


Seja por questões estéticas ou de saúde, realizar essa mudança no estilo de vida exige uma boa dose de disciplina para tirar os planos do papel. Especialistas apontam que o importante é manter a consistência, ou seja, ir substituindo hábitos paulatinamente para criar uma rotina mais positiva.


Durante a pandemia, é recomendável a prática de esportes ao ar livre.


ANO NOVO, VIDA NOVA: DANDO OS PRIMEIROS PASSOS


As recomendações para uma vida longeva e saudável envolvem 3 pilares: sono, alimentação e prática regular de exercícios físicos.


Dormir bem é de fundamental importância. Durante o sono, o organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento, como fortalecer o sistema imunológico, liberar a secreção de hormônios e consolidar a memória, entre outras funções de extrema importância. Para os adultos, o indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Para conseguir um sono de qualidade, pequenos atos ajudam muito (como evitar estímulos sonoros e brilho da tela antes de deitar). Uma noite mal dormida causa o efeito semelhante a uma leve embriaguez, prejudicando a coordenação motora e a capacidade de raciocínio.


A alimentação é um pilar essencial, pois é através dela que nosso corpo obtém os nutrientes necessários para seu funcionamento correto. Dê preferência aos alimentos frescos e in natura, fugindo dos ultra processados (como pizzas congeladas), pois eles costumam ser pobres em nutrientes e ricos em sódio. A dica de ouro é reservar tempo para planejar o cardápio e cozinhar em casa, sempre que possível. Isso promove uma relação de consumo mais consciente e saudável.


Os exercícios desempenham um papel absolutamente vital para nosso organismo. A prática regular previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ajuda no controle dos níveis de colesterol e até mesmo no tratamento da depressão e ansiedade. Em tempos de pandemia, dê preferência aos exercícios ao ar livre. Sempre inicie as atividades de forma gradual e consulte um médico antes de iniciar atividades físicas, especialmente os mais experientes (acima de 45-50 anos) e/ou com histórico pessoal ou familiar de doenças cardiovasculares e pulmonares.



EXAMES LABORATORIAIS: FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA MAPEAR SEU ESTADO DE SAÚDE.


A consulta regular ao médico é recomendada para realização do checkup geral, cuja função é justamente mapear o status de funcionamento do seu organismo. Cada indivíduo pode apresentar rotinas específicas dependendo de fatores como sua faixa etária, gênero, peso, histórico familiar e individual de doenças, presença de condições específicas, entre outros. Por isso a visita ao médico é tão importante. É através da avaliação clínica que esse profissional poderá orientar sobre a necessidade de exames mais aprofundados. Um check-up cardiovascular, por exemplo, pode incluir exames laboratoriais como lipidograma, glicemia de jejum, ácido úrico e função renal, mas também outros exames como ecocardiograma e teste ergométrico. Alguns exemplos de exames recomendados para realização anualmente são:

- Hemograma | Identifica alterações possivelmente relacionadas com doenças como anemias, leucemia, infecções, alguns distúrbios das plaquetas, entre outros.

- Glicemia em Jejum | Diagnóstico de diabetes ou do risco de desenvolver esta doença.

- Perfil Lipídico | Mede os níveis de triglicerídeos, do colesterol total e de suas frações (como HDL e LDL), importantes marcadores de risco cardiovascular.


- Creatinina | Sua dosagem auxilia na avaliação da função renal e é o principal exame de triagem para doença renal crônica.


- Transaminases (AST/TGO e ALT/TGP) | Importantes marcadores de lesão no fígado, estão frequentemente alterados em doenças como hepatites virais, abuso do álcool e esteatohepatite não alcoólica.


- Pesquisa de sangue oculto nas fezes | recomendado para todas as pessoas acima dos 50 anos, auxilia no diagnóstico precoce de câncer de intestino, reto e canal anal.


Outros exames podem ser solicitados pelo médico de acordo com o histórico do paciente ou alterações encontradas na avaliação clínica. Por exemplo, pode ser solicitada a dosagem de TSH para avaliar a função tireoidiana em um paciente com histórico familiar de hipotireoidismo ou caso tenha sido notado um aumento do volume desta glândula durante o exame clínico.


Também podem ser solicitados exames em queixas e situações pontuais. Por exemplo, na presença de sintomas sugestivos de um quadro de diarreia com poucos dias de duração, através do exame “Painel de Doenças Gastrointestinais” é possível detectar vírus, bactérias e alguns parasitas que podem causar essas doenças. Essas doenças são muito comuns no período do verão devido às famosas intoxicações alimentares, seja por ingestão de água ou alimentos contaminados ou por nadar em locais inapropriados para banho.


EXAME AOS FINAIS DE SEMANA: COMODIDADE DO LABCK


Pensando na comodidade dos clientes, O LabCK tem oferecido atendimento também aos finais de semana desde o ano passado. .


Os exames podem ser realizados na matriz do LabCK, anexa ao Hospital Angelina Caron, de segunda a sexta (das 6h às 18h) e aos sábados e domingos (das 7h às 18h).


Se preferir, o paciente pode optar pelo serviço de Coleta Móvel, que cobre a área de Curitiba e região metropolitana. O agendamento pode ser realizado pelo Whatsapp (41) 99992-0252 ou ainda pelo aplicativo Onlife (disponível na Google Play e Apple Store).


O laboratório tem seguido rigorosamente as orientações da secretaria de saúde com relação à higienização e uso de equipamentos de proteção, para garantir segurança e comodidade aos clientes.