Diabetes: como diagnosticar e tratar.



Diabetes Mellitus é uma doença crônica ocasionada por um problema na produção e/ou na ação de um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina. Sua apresentação clínica é silenciosa, ou seja, na maioria dos casos não apresenta sintoma algum. Sendo assim, na maioria das vezes o diagnóstico é feito pelos exames de “check up”: glicose de jejum, hemoglobina glicada e curva glicêmica. Toda pessoa acima dos 45 anos ou que tenha algum dos fatores de risco abaixo, independentemente da idade, deve fazer os exames de rastreio de diabetes.


Fatores de risco para diabetes

- Sobrepeso, obesidade ou aumento da circunferência abdominal

- Hipertensão arterial

- História familiar de diabetes

- Histórico de diabetes gestacional

- Uso crônico de medicações como corticoides e antipsicóticos

Diabetes gestacional

No caso das gestantes, o rastreio de diabetes gestacional é feito através do exame de curva glicêmica entre 24-28 semanas de gestação. Esse tipo de diabetes ocorre pelas alterações hormonais da gestação em pacientes com predisposição genética e fatores de risco.

O diabetes, se não tratado adequadamente, pode trazer múltiplas complicações a longo prazo, como a retinopatia (acometimento da visão), nefropatia (acometimento do rim), neuropatia (acometimento dos nervos) e cardiopatia (acometimento do coração). Por isso, os exames de rastreio e diagnóstico precoce são tão importantes.


O tratamento da doença e o bom controle glicêmico são feitos através de mudança de estilo de vida, perda de peso e medicações. Uma perda de peso maior que 10% do peso inicial pode reverter um quadro de diabetes inicial em pacientes com obesidade. A alimentação rica em fibras e pobre em açúcares e carboidratos simples, além da prática regular de atividade física também fazem toda a diferença no tratamento, e ajudam a manter a glicose dentro do alvo terapêutico.

Conteúdo produzido em parceria com a médica endocrinologista Dra. Rafaela Kosop (CRM/PR 28564 - RQE 20256). Mais informações em www.kosopclinicamedica.com.br


REDES SOCIAIS

Icon-IG.png
Icon-FB.png
Icon-YT.png
LinkedIn.png

INSTITUCIONAL

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Tel: (41) 3679-8250

       (41) 99992-0252

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA

A SEXTA

6h às 18h

SÁBADO E

DOMINGO

7h às 18h

Laboratório de Análises Clínicas Caboracy Kosop

Rodovia do Caqui, 1150 - KM 01

Campina Grande do Sul – PR

Anexo ao Hospital Angelina Caron