AIDS: a importância da prevenção e exames diagnósticos.

O vírus HIV (sigla em inglês para "Vírus da Imunodeficiência Humana") é o causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), caracterizada por um conjunto amplo de sinais e sintomas que derivam da perda progressiva de partes fundamentais da imunidade por conta da ação desse agente infeccioso.


O vírus foi descoberto oficialmente no início da década de 1980, tendo ceifado muitas vidas até meados da década 2000. Hoje, graças aos novos tratamentos cada vez mais modernos, eficazes e com pouquíssimos efeitos colaterais, a qualidade e expectativa de vida das pessoas que convivem com HIV mudou drasticamente para melhor. Em geral, elas podem levar uma vida normal, inclusive tendo filhos da forma natural, pois segundo declaração oficial da OMS, quem está em bom controle da doença graças aos medicamentos (do ponto de vista laboratorial, com carga viral "indetectável") não transmite para seus companheiros ou companheiras.


No entanto, a epidemia segue avançando em algumas faixas etárias - entre homens jovens e na população acima dos 50 anos - especialmente por falta de prevenção e diagnóstico precoce. Realizar o teste para descobrir e poder fazer o controle, será sempre melhor do que viver com o risco da doença estar descontrolada e potencialmente mais danosa. Por isso, é muito importante realizar exames de triagem (como os testes rápidos ou sorologia) - cuja janela imunológica, hoje, é muito curta. Para os que já possuem a doença, é fundamental aderir aos medicamentos e consultas, realizando periodicamente a avaliação da carga viral através do PCR Quantitativo do HIV. Mas vale lembrar: a melhor defesa ainda é, e sempre será, a PREVENÇÃO – use preservativo sempre!

REDES SOCIAIS

Icon-IG.png
Icon-FB.png
Icon-YT.png
LinkedIn.png

INSTITUCIONAL

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Tel: (41) 3679-8250

       (41) 99992-0252

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA

A SEXTA

6h às 18h

SÁBADO E

DOMINGO

7h às 18h

Laboratório de Análises Clínicas Caboracy Kosop

Rodovia do Caqui, 1150 - KM 01

Campina Grande do Sul – PR

Anexo ao Hospital Angelina Caron