Abril Verde: mês da saúde, prevenção e segurança do trabalho.

O mês de abril é conhecido como o Abril Verde: mês da Saúde, Prevenção e Segurança do Trabalho. Esse ano, o LabCK convidou o médico Giuliano Dalledone, sócio proprietário da SERGES – Serviço de Gestão em Saúde, para comentar a importância de cuidar dos colaboradores da sua empresa.


O Abril Verde é uma iniciativa traz mais força ao tema dentro das empresas, especialmente após um ano em que tantas mudanças na dinâmica e relações de trabalho foram necessárias para que as organizações pudessem continuar cumprindo seus papéis e objetivos e, ao mesmo tempo, zelando por aqueles que constituem a empresa.


A implementação do ‘’Bem Estar Corporativo’’, é atingida quando não só os requisitos legais pertinentes à Saúde Ocupacional são preenchidos, mas também diante da busca constante em oferecer atenção integral à saúde, aplicação de medidas preventivas e valorização dos colaboradores.


A SERGES – Serviço de Gestão em Saúde acredita que a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador são fatores indissociáveis e para isso trabalha oferecendo as melhores soluções em Saúde Ocupacional, alinhadas com as demandas e possibilidades de cada empresa.

Rotinas de atendimento e análises são realizados de forma individualizada pela SERGES


A respeito do tema, o dr. Giuliano comenta: “No programa In-Company, carro-chefe da SERGES, a empresa o conceito de Atenção Primária à Saúde (APS) para dentro da empresa, buscando integrar ações de saúde preventivas e curativas para o coletivo partindo da análise individualizada de cada colaborador.”


O médico complementa, revelando algumas das etapas que compõem a forma de atendimento da SERGES. “O passo-a-passo se inicia pelo Diagnóstico da população (Etapa Screening), onde por meio de uma primeira consulta médica presencial é obtido um extenso histórico da saúde de cada pessoa, incluindo a avaliação física, solicitação de exames laboratoriais e complementares (quando necessário) e planejamento inicial quanto à conduta e seguimento do caso. Cada colaborador é então encaixado em um subgrupo para que seu acompanhamento (Etapa Follow-up) se dê na periodicidade mais adequada, segundo seu planejamento inicial ou necessidade de intervenções médicas.


Dispondo de uma visão geral das pessoas que constituem o ambiente de trabalho podemos ainda oferecer programas desenhados para as comorbidades mais prevalentes nesse local (Por exemplo: Programa de combate ao tabagismo, Programa de controle de Hipertensão Arterial, Programa de assistência à Saúde Mental).”


As vantagens para a empresa vão desde melhor produtividade no ambiente de trabalho, maior satisfação e sensação de pertencimento do colaborador, até parâmetros e métricas financeiramente quantificáveis como menor taxa de absenteísmo, menor sinistralidade junto aos planos de saúde contratados e maior poder de barganha quanto a futuros reajustes propostos pelos mesmos.

Para mais informações ou contratar os serviços da SERGES, fale com nossa Assessoria Médica e Científica pelo whatsapp (41) 99992-0252, ou acesse www.serges.com.br