DR. CABORACY KOSOP

GRADUADO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA PELA UFPR.

Criado em 2020 com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e de responsabilidade social, o Instituto Caboracy Kosop é um projeto idealizado em homenagem ao Dr. Caboracy Kosop, cujo legado dedicado à saúde e respeito à vida nos inspirou a continuar evoluindo, através do incentivo à pesquisa e ensino, desenvolvimento sustentável e valorização dos princípios éticos e morais.

 

Com a reestruturação organizacional promovida pelo Grupo GRCK Participações e Investimentos (proprietário também do Laboratório Caboracy Kosop), a partir de fevereiro de 2020 o Instituto Caboracy Kosop passa a exercer um papel de apoio ao grupo em ações educacionais no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino, projetos editoriais e na realização de cursos e pesquisas.

O INÍCIO DE UM LEGADO:

A HISTÓRIA DE COMPAIXÃO PELO PRÓXIMO.

 

Caboracy Kosop nasceu em 12 de Fevereiro de 1952 na cidade de Curitiba/PR. Foi o último de 4 filhos do casal Jorge Luiz Kosop e Marina Martins Kosop – ele curitibano, ela gaúcha – e desde cedo já se destacava por sua personalidade cativante. É frequentemente lembrado por amigos e familiares por sua amabilidade, bom humor, sorriso fácil e altruísmo: ajudar ao próximo era algo natural, que fazia com prazer e sem esforço.

Mesmo sem tradição familiar na área da saúde, decidiu cursar Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1979. Atuou principalmente como bioquímico em laboratórios de análises clínicas, tendo trabalhado no extinto Hospital São Carlos - onde conheceu o Dr. Pedro Ernesto Caron – um dos fundadores do Hospital Angelina Caron (HAC).

Assim, Dr. Caboracy fez parte do time de fundação do HAC ao ser convidado a montar e gerir o laboratório dessa instituição, a qual foi inaugurada em 1983. Ao longo dos anos de trabalho como chefe do laboratório, sua filantropia foi aprimorada, pois não era incomum o Dr. Caboracy ajudar ao próximo das diversas formas que estavam ao seu alcance. Com frequência, isentava a cobrança de exames dos pacientes mais pobres, além de doar roupas e alimentos a quem necessitasse. Em uma história que comoveu a todos e é até hoje lembrada, imediatamente doou suas próprias roupas e alguns pertences pessoais a um funcionário do hospital que acabava de perder sua casa para um incêndio.

Ao final de 1989 foi diagnosticado com Leucemia Mielóide Crônica (LMC), doença hematológica cujas opções de tratamento eram muito restritas e com pouca possibilidade de sucesso. Mesmo submetido à um Transplante de Medula Óssea – tratamento até então inovador - faleceu em 26 de junho de 1990 por complicações relacionadas à leucemia, deixando sua esposa Gilcelia e seus dois filhos, Ricardo e Cesar.

Sua personalidade cativante e empenho incansável em ajudar o próximo são os alicerces da fundação do Instituto Caboracy Kosop, que em sua memória amplia e dá continuidade à obra filantrópica do doutor Caboracy no ensino, pesquisa e assistência à saúde.

Missão

Fazer a diferença na vida das pessoas e das organizações, a partir da transformação do conhecimento em práticas sociais, com o foco no desenvolvimento, gestão e execução de projetos inovadores nas áreas de modernização tecnológica, formação profissional, inclusão digital, informática educativa, trabalho e empreendedorismo.

Visão

Ser uma organização inovadora e sustentável reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento e implantação de projetos nas áreas tecnológicas e sociais baseadas em valores e princípios que provam a excelência.

Valores

Confiança, construída a partir da eficiência na gestão, responsabilidade ética nas decisões, empatia e empoderamento dos indivíduos.

REDES SOCIAIS

Icon-IG.png
Icon-FB.png
Icon-YT.png
LinkedIn.png

INSTITUCIONAL

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Tel: (41) 3679-8250

       (41) 99992-0252

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA

A SEXTA

6h às 18h

SÁBADO E

DOMINGO

7h às 18h

Laboratório de Análises Clínicas Caboracy Kosop

Rodovia do Caqui, 1150 - KM 01

Campina Grande do Sul – PR

Anexo ao Hospital Angelina Caron